Eu tava lendo um post do ótimo Divagando Bem Devagar em que a Fernanda fazia uma declaração, uma ode à cidade de São Paulo. Achei lindo alguém demonstrar tamanho afeto por um lugar, a ponto de amar o que a maioria de nós odiaria - e o trânsito é só um exemplo.
Claro que não foi a primeira vez que li ou ouvi algo desse tipo. Em todo lugar há pessoas falando que amam sua cidade ou país. Já vi várias pessoas dizerem que amam Salvador ou Rio de Janeiro, por exemplo. Mas esse post foi o mais recente e então eu parei e me dei conta de que não amo cidade alguma, nem a que nasci nem a que eu vivo hoje. O mais próximo que cheguei foi gostar de uma cidade que visitei a ponto de querer morar lá um dia, se surgir oportunidade.
Já visitei São Paulo mas não gostei, achei feia e caótica demais pra mim, mas mesmo assim poderia morar lá se uma oferta de emprego milionário surgisse, rsrs .
Gostei de Maceió, Natal e João Pessoa, mas achei muito quentes, mais até do que Salvador (e eu detesto calor excessivo). Gostei de Aracaju, Curitiba e Brasília. Acho que moraria nessas cidades sem problemas.
Achei o Rio de Janeiro lindo, mas também não tenho vontade de morar lá.
Também não morro de amores por Salvador: gosto de muita coisa aqui mas a cidade é cheia de problemas e eu não consigo gostar deles do mesmo jeito.
Enfim, eu não pertenço a nenhum lugar, e nenhum lugar me pertence. Assim como estou aqui hoje eu poderia estar em qualquer outro canto. Não vejo problema (sentimental) algum em sair daqui e viver em outra cidade, estado ou país, desde que tenha dinheiro.
Assim como saí da minha cidade natal, cinco anos atrás, sem traumas e sem culpa.
Espaço
Há 5 semanas
Que desapego hein? Eu tenho a maior resistência só de pensar em sair de Salvador... Penso na família, nos amigos, nos costumes...
ResponderExcluirbj
Eu amo Salvador com todos os defeitos que ela possui. Aqui fiz amigos, aqui tenho minha família. Amo a facilidade que as pessoas tem de fazer amigos, o sol, as praias, as festas. Tudo aqui parece mais simples, mais feliz. Só não estou amando a covardia dos homens baianos, mas isso é um detalhe que no inverno passa. ehehehe...
ResponderExcluirJoão Pessoa e Aracajú são minhas segunda e terceira cidades que escolheria para morar.
Beijo!
Como toda boa geminiana eu tb tenho meus dois lados. Ultimamente tenho dado vazão aos bons sentimentos e daí minha inspiração. Mas tudo que eu falei é verdade: Não consigo deixar de amar São Paulo, por mais que tente. Acho que tudo tem a ver com o propósito da nossa vida... nossa já tô viajando né? rs
ResponderExcluirMas considere-se uma cidadã do mundo, o que é uma grande virtude.
Beijinhos e muito obrigada por mencionar o texto :)