sexta-feira, 30 de outubro de 2009

SE EU NÃO AJUDAR, NADA VAI MELHORAR

Eu me considero uma pessoa otimista.
Não no sentido Poliana de ser, para quem tudo está bom e nunca reclama de nada. Não é isso.
Estou falando de ser otimista sem deixar de ser realista.
Não entendeu? Nem eu.

Vou começar do começo:

Lá no trabalho existem alguns problemas e tenho notado vários colegas insatisfeitos por conta desses problemas. Daí eles ficam sempre reclamando, não sem razão, das dificuldades enfrentadas.

Eu também acho que ainda tem muito caminho pra se percorrer até que a empresa faça parte da lista das "100 melhores empresas para se trabalhar" da Revista Exame.

Por outro lado, eu tenho pouca experiência profissional, estou trabalhando no meu primeiro emprego e por isso não tenho conhecimento suficiente a respeito da realidade das outras empresas lá fora, mas acredito que nós não sejamos os únicos a passar por problemas no trabalho. Todo mundo tem problemas e em todo lugar eles vão existir (até fá falei um pouco disso nesse post), em maior ou em menor grau. Se eu fizesse uma enquete no blog, sou capaz de apostar que 90% das respostas vão apontar para um problema ou outro no trabalho. É normal.

E aí, o que eu quero dizer com isso? Que se conforme e pronto? Não, não é isso.

O que quero dizer, que é o que eu penso, é que ninguém é obrigado a ficar num lugar que não gosta. Isso faz mal para a própria pessoa, acordar todos os dias e se lamentar pelo fato de estar trabalhando num lugar tão ruim, tão cheio de problemas. Por que não procurar outro trabalho então? Mude.

Ah, não tem perspectiva de mudar de emprego tão cedo?
Precisa desse mesmo? Tudo bem, eu entendo.

Então o que VOCÊ está fazendo para tornar o seu emprego um pouco melhor?
Reclamar a todo momento com os colegas, com o chefe, criticar as regras impostas (e que muitas vezes são necessárias para manter a organização) e fazer "corpo mole", trabalhando devagar, além de não resolver nada ainda piora a qualidade do ambiente de trabalho. Eu tenho notado muito isso lá e fico triste. É chato, é negativo.

Como eu disse, não estou plenamente satisfeita com as coisas lá, mas não vivo reclamando delas por aí. Eu até me queixo um pouco com alguns amigos próximos, já conversei com meu chefe e expus a minha opinião sobre as coisas que considero erradas lá, mas não deixo de fazer meu trabalho da melhor forma que posso. Tão rápido quanto eu posso. Sabe por quê? Eu aprendi a gostar do que eu faço e tenho consciência que um trabalho bem feito vai ser benéfico não só para a empresa, mas principalmente para mim, que vou poder me orgulhar dele depois. Eu sei que trabalhando direitinho não é garantia de que as coisas vão melhorar, entretanto não fazer o trabalho bem feito é certeza de que tudo vai piorar.

Foi nesse sentido que comecei esse post falando de ser otimista, trabalhar positivamente sem deixar de ser realista. É reclamar das coisas ruins de vez em quando, sem deixar de fazer sua parte sempre, para que as coisas um dia melhorem.

5 comentários:

  1. Nunca será perfeito, mas sempre podemos fazer algo para melhorar. Acho muito medíocre uma pessoa ficar "embaçando" o trabalho, pois se um não faz o outro precisa fazer em dobro. Alguém precisa fazer as coisas funcionarem, né?

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  2. Duas Palavras: Falou Tudo!
    Eu que já trabalhei em um zilhão de empresas posso te dizer: Todo lugar é assim.
    As pessoas nunca estão satisfeitas e nunca apresentam propostas coerentes, além de atrasar o trabalho de todo mundo como vc mencionou.
    Eu resumo tudo em uma frase: Reclamar adianta?
    Normalmente não. Devemos sugerir, inovar e trabalhar muito. Iss sim vale a pena (e muito).

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  3. Pois é, meninas, ainda bem que mais pessoas pensam assim como eu. :)
    Se todo mundo fizesse a sua parte (e bem feita) os problemas diminuiriam muito.

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  4. Não teria como não concordar. Só enviaria este link para seus amigos de trabalho, quem sabe isso possa colaborar para uma socialização da visão.
    Bjus.

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