sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Tem coisas que eu não entendo



Recebi um meme de como posso começar a melhorar o ambiente à minha volta e, ao ler as respostas de Geo, confesso que fiquei sem saber o que acrescentar. Na minha opinião, simplicidade voluntária é um ótimo começo. Respeito às pessoas e aos animais também. É fácil e não custa nada.

Lá no meu condomínio existem pessoas que lamento muito não estarem lendo esses blogs e participando desse 'debate'. É incrível como todos os dias, religiosamente, eu passo ao lado do prédio vizinho e sempre (eu disse sempre!) há algum item da cozinha atirado ao chão através da janela: tomates, limões, laranjas, embalagem de lasanha Sadia, cascas de ovos, embalagem de margarina vazia, caixas de pizza, etc. etc. Não sei exatamente de qual apartamento vem tanto lixo e falta de consciência, mas andei conversando com o porteiro do meu prédio e ele disse que já viu coisas bem piores lá.

Será que essas pessoas não percebem que o que estão fazendo é errado? Tem coisas que podem até ser justificadas como falta de educação (ou de acesso a educação, culpa do governo, blá blá blá) mas esse tipo de comportamento não precisa ser aprendido na escola. Isso vem de casa mesmo, do pai e da mãe que devem ensinar para a criança que aquilo não se faz. Sim, porque crianças ainda não podem ter consciência de que alguém pode ser atingido por um ovo lá embaixo e não vai gostar, porque "se fosse com você, você também não iria gostar", ou que lixo atrai ratos e outros animais nocivos, além de sujar o ambiente em que vivemos. Isso é tão óbvio para mim que acredito que um adulto não tenha motivo algum para fazer isso, por mais analfabeto que seja. É tão difícil colocar o lixo no lixo? Lógico que não! É ser espírito de porco mesmo, literalmente!

Estou aceitando sugestões de uma melhor maneira de agir.Pensei em fazer uma campanha educativa lá, com a ajuda dos porteiros e zeladores.Quem sabe uns panfletos? O problema é que, certamente, os mesmos vão parar lá no chão, atirados de uma janela qualquer...

4 comentários:

  1. Hoje, quando eu passei por entre os prédios, eu vi uma embalagem tetrapak de leite jogado lá e alguns ovos quebrados. É dose pra matar leão!

    ResponderExcluir
  2. mas é um monte de coisa que deveria vim "de casa" e n ta vindo mais..

    os porquinhos tao espalhados por ai..

    agora uma coisa eu me revolto.. eh dificil axar lixeira pelas ruas viu ?! e outra.. os onibus de salvador tambem deveriam ter lixeiras tb..

    ResponderExcluir
  3. Os ônibus de Salvador , não sei se todos, mas a maioria tem lixeira sim. E fica perto da porta de saída, pode observar. Agora, justiça seja feita, deveria haver mais lixeiras espalhadas por toda a cidade mesmo, pelo menos a desculpa de que "não tinha onde jogar e por isso joguei no chão" ia acabar.

    ResponderExcluir
  4. Independente da lixeira quem quer jogar lixo no seu devido lugar o faz. Qual o problema de guardar a embalgem de salgadinho, bala, guardanapo e afins na bolsa mesmo que seja até chegar em casa?

    Jogar lixo da janela de casa é o cúmulo da burrice, pois as consequencias vão para o seu próprio lar. Quem é raça ruim é raça ruim mesmo. Não sei aí na Bahia, mas aqui em Minas é o tempo todo se falando em coleta seletiva, limpeza urbana e o mesmo público que faz sugeira no Centro de BH procura a lixeira para o descarte de seus "pertences" quando sobe a Av. Afonso Pena, onde a região fica nobre. É cultural! Tenta implementar a coleta seletiva, divulga o quanto isso ajuda as pessoas que recolhem esses mateiriais (aí tem muito disso?) e panfletos acho que não vão resolver, você só terá mais papeis jogados pela janela. Nossa que testamento escrevi. Se eu puder te ajudar em alguma coisa...

    ResponderExcluir