Todo mundo está comentando a absolvição do atual presidente do senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A imprensa, como sempre, está fazendo um grande estardalhaço, afinal esse é o primeiro grande escândalo no senado brasileiro, certo? Errado.
Em 2001, o então presidente do senado Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) mandou violar o painel eletrônico durante a votação pela cassação do senador Luiz Estevão (PMDB-DF). Crime de quebra de decoro parlamentar, o mesmo que o Renan Calheiros cometeu.
Naquele ano, assim como agora, tudo acabou em uma bela e saborosa pizza. Acho que já está virando tradição por aqui. O engraçado (e triste) é que o ACM faleceu sendo aplaudido como herói na Bahia. Será que vão fazer o mesmo quando do falecimento do Renan? Para o bem da ética e moral que ainda podem existir, eu espero que não.
A verdade é que ética e moral estão em baixa e não é só em Brasília não.Minha amiga Geovana até comentou isso em seu blog um dia desses. As pessoas estão desacreditadas e cada vez estão deixando seus valores para trás. O famoso "jeitinho" parece estar arraigado nas entranhas do brasileiro desde a sua concepção. E esses acontecimentos na política acabam por piorar a situação. Isso é preocupante.
Podem me chamar de sonhadora, mas continuo acreditando que para mudar algo ou alguém, é preciso olhar primeiro para si. Será que eu sou tão honesta quanto eu gostaria que os outros fossem? Eu estou ensinando os meus filhos a serem honestos? A respeitarem as pessoas? A não mentirem? Se cada um pusesse a mão na consciência e refletisse sobre a (in)coerência entre seus atos e idéias que defende, já seria um grande passo para mudar o país. Quiçá o mundo!
Espaço
Há 5 semanas
Acho que ainda é válido tentarmos ensinar aos nossos filhos os conceitos de honestidade e honra. Se ele não aplicar isso na vida, pelo menos eu fiz a minha parte.
ResponderExcluirConcordo com você fazer a minha parte é importantíssima, mas ela tem que ser feita de maneira honesta. Temos que aprender a ver também nossas falhas. Não adianta eu "ver" o que o Renan, ACM, Lula e "seus amigos", etc, etc, se na minha casa tem, digamos, um macaquinho, se recebo o Bolsa família apesar de ter emprego, se coloco o lixo no chão das ruas, porque na minha casa tá tudo limpo, pelo menos parece... Temos realmente é que comcar por nós mesmos. Dar exemplo aos nossos filhos. Não é dizer a eles o que é certo fazer, é fazer o que é certo e aí eles vão aprender por observação e esse aprendizado é o que vale. O que fica.
ResponderExcluirBeijos
Rita
"Eu estou ensinando os meus filhos a serem honestos? A respeitarem as pessoas? A não mentirem?"
ResponderExcluirO que esta sendo ensinado na familia hoje ? o que é familia ? o que são valores ? quando eu paro pra pensar nessas coisas eu entristeço..
a ministra do "relaxa" ta la.. quem rouba ta lah.. quem n tem decoro.. ta la..
decoro ? isso ainda existe ?
a chave pra mudar algo é: A FAMILIA..
mas ela anda taum perdida...
É verdade Rosinha. Basta dar uma oportunidade que todos se rendem ao jeitinho. Dos CDs e DVDs piratas, muambas, propina, etc. TODOS os brasileiros têm algum ato que carater duvidoso. Lembro bem da propaganda da pirataria onde o pai compra um DVD pirata e o filho compara à cola que fez na escola. Se nós estamos assim, como serão nossos filhos? É realmente hora de mudarmos nos pequenos gestos e aí sim poderemos cobrar dos políticos.
ResponderExcluir